segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A radiografia às equipas da Liga Allianz - introdução

Quando nos propusemos escrever sobre a realidade das equipas que competem na Liga Allianz tínhamos a noção que iríamos dar os primeiros passos no levantar o véu das condições que os clubes oferecem às respetivas equipas.

Afirmamos, aliás, prometemos às equipas (nas pessoas que tiveram a gentileza de nos ajudar nesta tarefa) que não divulgaríamos a informação nominalmente (não é essa a ideia) e assim o iremos fazer. 

Por defeito profissional, assim que foram chegando as informações solicitadas deparei-me de imediato com uma limitação ao que nos propomos fazer. Um pequeno questionário de respostas de escolha múltipla teria sido o mais adequado para sistematizar a informação. Mas, em oposição, perdíamos a riqueza dos relatos e das descrições que nos remeteram. Acreditem, para nós, autoras deste blogue é um privilégio ter relatos tão sinceros e francos do que as equipas vivem, as facilidades de uns e as dificuldades de outros. No entanto, nas 10 respostas que recebemos consegue-se "sentir" a paixão por esta causa que é o futebol feminino.

Sem querer entrar em detalhes que podem tornar-se maçadores para quem lê é importante apresentar algumas informações básicas que sustentem este nosso texto e tenham algum fundamento que não seja o debitar o que conseguimos apurar.

Em primeiro lugar, apresentar os nossos sinceros agradecimentos aos clubes uma vez que sem a sua preciosa colaboração nada do que vamos apresentar nos próximos dias teria sido possível:
- Sporting Clube Portugal;
- Sporting Clube de Braga;
- Clube Futebol Benfica;
- Boavista Futebol Clube;
- Clube Albergaria;
- Estoril Praia;
- Vilaverdense;
- U. Ferreirense;
- Quintajense;
- UR Cadima.

Do ponto de vista cronológico, lançamos os primeiros alicerces a 20/09/2017. E continuámos:
- 21/09/2017 - pedido de colaboração ao Portal Futebol Feminino para remeter o email para os endereços eletrónicos dos clubes dado que não dispúnhamos de todos;
- 25-29/09/2017 - envio do pedido para os clubes que não tinhas conseguido alcançar no primeiro envio;
- 09/10/2017 - reforço do pedido para as equipas que ainda não tinham conseguido enviar as respostas;
- 05/11/2017 - pedido de colaboração à Carla Couto para solicitar a informação dado a sua rede de contactos diretos ser alargada devido às suas responsabilidades no SJPF  (obrigada Carla, foste nomeada desbloqueadora oficial do PeP);
- 24/11/2017 - data limite para receção da informação solicitada.

Depois de uma primeira análise de conteúdo das resposta (a sistematização sem perder a riqueza de informação é um dever para com as equipas), uma segunda análise permitiu tipificar as respostas e poder trabalhar a informação quer do ponto de vista qualitativo quer do ponto de vista quantitativo (quase parece um trabalho de investigação  - que não é - mas é o nosso comprometimento para com as equipas).

Com o manancial de informação que temos em mãos, decidimos apresentar a radiografia às equipas da Liga Allianz por capítulos. Esta opção foi assumida porque ao fim de meia dúzia de parágrafos já o interesse pelo tema e pela leitura teria desaparecido se o fizéssemos em texto corrido.

Temos 7 grandes pontos para abordar: treinos, apoio clínico, logística da equipa, refeições em dia de jogos, transportes (treinos e jogos), viagem de véspera e patrocinador oficial. Outras variáveis podíamos ter definido mas para o efeito estas são aquelas que a nossa experiência desportiva (quer como atletas quer como dirigentes) considerou mais relevantes .

E como estamos a falar de um espaço de partilha, como desejamos que o Passes em Profundidade seja reconhecido, todos os textos têm sempre a nossa opinião pessoal sobre o que escrevemos.
Obrigada pela vossa leitura. E se tiverem a amabilidade de partilhar, o futebol feminino poderá ficar ainda mais enriquecido.